Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de maio de 2013

DESCULPAS À POPULAÇÃO BRASILEIRA

 
Por Carlos Alberto Lopes
  
Sem delegação dos meus pares deputados federais, peço vênia para pedir desculpas à população brasileira pelas ocorrências havidas no plenário da Câmara na 4ª feira passada - 8 de maio - e hoje, 14 do corrente, por ocasião da votação da Medida Provisória 595/2012, que trata da modernização dos portos brasileiros.
 
Há 47 anos na administração pública brasileira, 15 dos quais em Brasília, sendo 45 no Poder Executivo e 2 no Legislativo, tenho a informar que jamais poderia imaginar que pudesse presenciar os fatos que presenciei na Câmara dos Deputados, com acusações mútuas de parlamentares sobre eventuais negociações escusas que poderiam estar embutidas na referida Medida Provisória.
 
É de lamentar-se que um país tido e havido como a 6a ou 7a economia do mundo tenha alguns parlamentares que se comportem indevidamente no plenário dessa Casa do Legislativo, diante das câmeras da TV Câmara, para a perplexidade da população brasileria.
 
É esse o parlamento que queremos?
 
A discussão nos parlamentos, aqui e em qualquer parte do mundo, é salutar e importante instrumento da democracia, mas chegarmos ao ponto em que chegamos, sincera e honestamente, valida a imagem negativa que a população tem dos congressistas na nossa Nação.
 
Tenho dito reiteradamente que precisamos votar os instrumentos nacionais que a sociedade brasileira anseia, deseja, quer e tem direito, que elaboramos e/ou que nos são submetidos, deixando as questiúnculas pessoais em segundo plano e tratando dos verdadeiros problemas brasileiros.
 
Votar, decidir, favoravelmente ou não, é uma obrigação dos parlamentares e não um favor a quem quer que seja.
 
A sociedade brasileira, tenho certeza, não aguenta mais esse tipo de comportamento, que só nos enxovalha, a cada dia, com razão.
 
A questão da modernização do Sistema Portuário Nacional, a partir do momento em que o país quintuplicou as suas exportações e importações, se faz absolutamente necessária, em razão da necessidade do aporte de vultosos investimentos para tal, eis que, estimativamente, a iniciativa privada contribuirá com cerca de 35 bilhões de reais, complementando os 19,2 bilhões que o governo brasileiro deve aportar no novo Sistema.
 
Deveriamos, todos os parlamentares, pedir enormes desculpas à população brasileira, que paga os nossos salários, e que tem o direito de exigir que trabalhemos em pról do desenvolvimento nacional e da consequente melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.