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quarta-feira, 13 de março de 2013

PACTO FEDERATIVO – CARTA DE INTENÇÕES



Os Presidentes da Câmara Federal, Henrique Alves, e o do Senado, Renan Calheiros, convidaram os governadores e líderes dos partidos para uma reunião no Congresso Nacional no dia 13 de março de 2013, com a intenção de tratar do chamado PACTO FEDERATIVO.
Embora seja louvável o ato político para auscultar-se aqueles que têm a responsabilidade de promover o tão esperado desenvolvimento regional, para equacionar-se questões relevantes do federalismo fiscal brasileiro, como é o caso da guerra fiscal travada entre os estados em torno do seu Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS); definir critérios de rateio para o Fundo de Participação dos Estados (FPE); reequilibrar as condições da dívida renegociada sem ferir os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); reequacionar  a receita federal, para que possa melhor distribuir aos estados e municípios, através do FPE e FPM, como a inclusão das Contribuições como o COFFINS e o CSLL – Contribuição sobre Lucro Líquido, além do IR – Imposto de Renda e do IPI – Imposto de Produtos Industrializados, o fato é que as propostas apresentadas não passaram de meras sugestões.
Os novos critérios de arrecadação do ICMS, segundo o Presidente do Senado, Renan Calheiros, serão tratados no dia 26 de março próximo vindouro pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
A proposição de redução das dívidas dos estados e dos municípios em 33% retroativo a 1º de janeiro de 2013, assim como a ampliação do limite de endividamento de 16% para 30%; a possibilidade de os estados contraírem empréstimos junto aos bancos privados a juros de 4% ao ano, ao invés dos atuais 12% do Governo Federal depende, evidentemente, da concordância do Poder Executivo Federal.
Alguns podem estar criticando a não presença dos governadores dos estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro e Espírito Santo) nesta reunião.
Mas, convenhamos, tratar de Pacto Federativo, que pressupõe, como disse anteriormente, equacionar-se questões relevantes do federalismo fiscal brasileiro, com receitas já comprometidas pelos estados produtores; retirando-as de forma inconstitucional e antecipada, como o fez o Congresso Nacional derrubando os vetos da presidenta Dilma Roussef, apostos a nova Lei de distribuição dos royalties de petróleo, é feri-lo de morte e torná-lo apenas em uma “Carta de Intenções”.

Carlos Alberto Lopes é deputado federal pelo Rio de Janeiro.