Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2012

LÍDER DO PMN INTEGRA GRUPO DE PARLAMENTARES QUE PROTOCOLARAM PEDIDO DE CRIAÇÃO DA CPMI DO CACHOEIRA


O líder do PMN, deputado Dr. Carlos Alberto (RJ) juntou-se nesta terça-feira, 17, ao grupo de líderes partidários que protocolaram o requerimento de criação da Comissão Par­la­mentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar o empresário Carlos Augusto Ramos, o “Carlinhos Cachoeira”, e suas relações com agentes públicos e privados. O pro­to­co­lo foi feito na Mesa Diretora do Senado, com a participação da secretária-geral do Congresso Nacional, Claúdia Lira.
A todo foram 340 assinaturas de deputados e 54 de senadores. Os líderes partidários da Câmara compareceram ao Senado Federal, todos juntos, para levar os documentos que reuniam as assinaturas de suas bancadas. Era necessária a adesão de pelo menos 171 deputados e 27 senadores.
“Este é um momento importante para o País e nossa contribuição vai no sentido de que todos as irregularidades e práticas criminosas do senhor Carlos Augusto Ramos, desvendadas pelas Operações Vega e Monte Carlo, da Polícia Federal, sejam apuradas e os culpados sejam punidos”, disse o deputado Dr. Carlos Alberto, lembrando que não há motivos para mais demora na instalação da comissão, uma vez que todos os partidos políticos declararam apoio à CPMI.
Em segundo momento, o requerimento subscrito pelos senadores foi encami­nhado à Secretaria Geral do Congresso Nacional. De acordo com a secretária-geral Cláudia Lira, o Senado e a Câmara farão a conferência das assinaturas para verificar possíveis irregularidades, como duplicidade de nomes.
            Se o número for atingido corretamente, a primeira-vice-presidente do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), será comunicada para que possa convo­car uma sessão conjunta para ler o requerimento e oficializar a criação da CPMI.
A deputada está presidindo o Congresso na licença do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), internado no Hospital Sírio-Libanês. A expectativa dos líderes é que a deputada Rose de Freitas convoque a sessão para esta quinta-feira (19).
Caso a sessão conjunta do Congresso seja convocada para esta quinta-feira, os partidos indicarão dos nomes para compor as vagas da CPMI proporcio­nal­men­­te às ban­ca­das que ocupam no Senado e na Câmara. Serão 16 deputados e 16 sena­do­res titulares.
A expectativa da oposição é de que o requerimento seja lido na próxima quinta-feira (19), em sessão do Congresso Nacional, o que oficializaria a criação da CPMI. Representantes da base governista não se manifestaram sobre esse prazo.


                                                   Benné Mendonça - Assessor de Imprensa