Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

RIO: 447 ANOS – RAZÕES PARA COMEMORAR - Por Carlos Alberto Lopes

             Sou carioca, nascido no bairro de Botafogo, e no momento em que a nossa Cidade completa 447 anos, posso dizer que tenho razões para comemorar.
            Sem paixões, nem motivações políticas, como cidadão, venho acompanhando as transformações que o Rio vem tendo, para melhor, desde 2009, com a atual gestão governamental municipal.
            Tive a oportunidade de visitar as obras da TRANSOESTE, corredor expresso de 56 quilômetros que vai ligar o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, até Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da Cidade. Iniciada em julho de 2010 a obra vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre esses bairros. O investimento é de cerca de 800 milhões de reais. As obras deverão ser finalizadas em junho de 2012.
            Venho acompanhando as obras do projeto PORTO MARAVILHA, que deverá revitalizar toda a belíssima e histórica região portuária da cidade, transformando-a em um pólo de turismo, entretenimento e negócios. Investimentos da ordem de 8 bilhões de reais, utilizando-se a fórmula inteligente das PPPs – Parcerias Públicas Privadas, na qual a prefeitura aportará somente 350 milhões, com recuperação de patrimônios culturais, pavimentação, calçamento, drenagem e iluminação pública em seis bairros: Gamboa, Santo Cristo, Saúde e trechos de São Cristóvão, Centro e Cidade Nova, com área de 5 milhões de metros quadrados.
            Outra obra estruturante de fundamental importância é a TRANSCARIOCA, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional e a Penha. Com 39 quilômetros de extensão, reduzirá em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros. O investimento total nas obras será de 1 bilhão e 300 milhões, financiado pelo governo federal.
            A TRANSOLÍMPICA, com aproximadamente 23 quilômetros de extensão, ligará os bairros do Recreio dos Bandeirantes à Deodoro, passando pela Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap, e Magalhães Bastos. Esta obra vai ampliar a Avenida Salvador Allende, por onde passam 59 mil veículos por dia, dos atuais 30 metros para 80 metros de largura e 10 faixas, cinco por sentido. As faixas centrais serão reservadas ao sistema de transporte por ônibus articulados, denominados BRTs.
            A prefeitura do Rio está investindo 340 milhões de reais no Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá, beneficiando 350 mil moradores. Com recursos do governo federal e do município, a intervenção tem como objetivos o controle das enchentes urbanas e a melhoria das condições ambientais da região.   
            A Zona Norte, a longos anos abandonada, vem sendo recuperada com o Programa Bairro Maravilha, com as suas vias sendo asfaltadas, suas redes de escoamento de águas sendo recuperadas para evitarem-se alagamentos, beneficiando os bairros de Realengo, Magalhães Bastos, Jardim Guaratiba, Santa Cruz, Inhoaiba, Turiaçu, Quintino, Cascadura, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Barros Filho Costa Barros, Lucas, entre outros. São cerca de 170 milhões de reais que estão sendo investidos em mais de 300 de 300 vias da cidade.     
            Na área de Saúde, é importante ressaltar as CLÍNICAS DE FAMÍLIA, nas quais é possível realizar exames laboratoriais, de raios x e ultrassom, além de consultas e outros procedimentos. As Clínicas de Família, que tive a oportunidade de visitar anonimamente, exercem um papel preventivo, com profissionais médicos, agentes comunitários de saúde, dentistas, técnicos de saúde bucal, agentes de vigilância em saúde e agentes de defesa civil, que acompanham pacientes com problemas crônicos, como hipertensão e diabetes, diminuindo a evolução para doenças mais graves que, quando não são tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre muitas outras. São 35 Clínicas de Família, e 10 UPAS – Unidades de Pronto Atendimento no PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, que vem beneficiando l milhão e 300 mil habitantes, ou seja mais de 20% da população.     
            Na área de educação estabeleceu o fim da aprovação automática e a criação do Programa Escola do Amanhã, que oferece horário integral em mais de 150 escolas, em locais que vivem situações de violência, ou recém-pacificados, como o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, entre outros. Com aulas em tempo integral, essas escolas trabalham o conceito de bairro educador, com diversas oficinas culturais e esportivas, descobrindo e envolvendo potenciais nas comunidades do entorno da escola.
            Com o objetivo de dobrar a oferta de vagas em creches públicas e conveniadas, a Prefeitrura criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), novo modelo de Educação do Município para a primeira infância.
            Neste novo modelo, que coloca a creche e a pré-escola num mesmo ambiente, as crianças são estimuladas a desenvolver, desde pequenos, a aprendizagem através da convivência com os livros e matérias pedagógicos apropriados, além de contarem com educadores mais preparados. Cada sala de atividades conta com um professor de Educação Infantil. Para tanto a Prefeitura contratou, através de concurso, 1.500 novos professores. Já foram inaugurados 12 novos EDIs.
            Na importante área habitacional, o PROJETO MINHA CASA, MINHA VIDA, uma pareceria com o governo federal, vem beneficiando 10 mil novas moradias a pessoas de baixa renda (de zero a 3 salários mínimos), com prioridade dos moradores de áreas de risco. O PROJETO MORAR CARIOCA, que pretende urbanizar todas as favelas do Rio até 2020, já está em andamento, com projetos no Complexo do Alemão, Tijuca e Manguinhos. Concomitantemente, obras de contenção de encostas, reflorestamento, implementação de nova iluminação pública, redes de água, esgoto e drenagem, além de recuperação de ruas e construção de áreas de lazer.
            O PROGRAMA ASFALTO LISO, lançado em junho de 2010, que prevê a aplicação de 700 milhões de reais, vem beneficiando indistintamente as Zonas Sul, Oeste e Norte, um anseio dos cariocas, que muito tem contribuído para a redução dos graves acidentes de trânsito, é de reconhecimento de tantos quantos utilizam os seus veículos e/ou utilizam outros meios de transportes.
            Suporte e atuação integrada com o governo estadual na implantação e operacionalização das UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora, que conseguiu restituir às comunidades mais pobres os seus territórios, a liberdade, bem mais precioso ao lado da vida e que vem beneficiando até aqui mais de 3 milhões de cidadãos.
            Esses são apenas alguns Programas e Projetos macros que vem transformando a nossa Cidade Maravilhosa.
            Tenho refletido e me perguntado: por que não fizeram tanto antes? A cidade durante muitos anos adormecida ao longo de 3 anos tornou-se num canteiro de obras. Uma questão de vontade política de fazer. Uma questão de integração dos governos federal, estadual e municipal. Uma questão de gestão. Uma questão de gerenciamento competente e probo dos recursos públicos. Uma questão de respeito àqueles que pagam os seus impostos e que tem direito a uma melhor qualidade de vida, em áreas que nos dizem respeito diretamente, como educação, saúde, segurança, transporte, habitação, saneamento, energia, água, entre tantas outras.
            Comemoremos, pois, razões concretas não nos faltam. Parabéns Rio de Janeiro.
            Carlos Alberto Lopes é deputado federal pelo PMN - RJ