Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO PARTICIPA DA REUNIÃO DO PARLASUL E VOTA FAVORAVELMENTE A REQUERIMENTO QUE REQUER AUDIÊNCIA DOS MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO PARA TRATAR DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA ARGENTINA À ENTRADA DE PRODUTOS BRASILEIROS NAQUELE PAÍS

O deputado Dr. Carlos Alberto, como integrante da Comissão do PARLASUL (MERCOSUL), participou hoje de reunião e votou favoravelmente ao Requerimento nº 4, de 2012, que requer a realização de audiências públicas para tratar das restrições impostas pela Argentina à entrada de produtos brasileiros naquele País.
Decidiu-se na Comissão que seriam ouvidos inicialmente os ministros das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para saber da decisão da Argentina de exigir aos seus importadores a Declaração Jurada Antecipada de Importação (DJAI). Essa exigência, que foi publicada em 11 de janeiro de 2012, por meio da Resolução nº 3.252, no Boletim Oficial da de Argentina, prejudica as exportações brasileiras, uma vez que, em 2011, somaram 22,7 bilhões de dólares, cuja balança comercial entre os dois países registrou superavit para o Brasil de 5,8 bilhões de dólares.
Para se ter idéia, até a metade do mês passado, 3 milhões de pares de sapatos permaneciam em armazéns argentinos, porque a licença de importação não saiu. Assim como sapatos, outros bens de consumo, como carros, roupas, dentre muitos outros, vem sendo objeto de restrições pelo governo argentino.