Total de visualizações de página

sábado, 3 de dezembro de 2011

DEPUTADO DR. CARLOS ALBERTO REVERENCIA O DIA NACIONAL DO SAMBA - 2 DE DEZEMBRO

Ary Barroso
O deputado Dr. Carlos Alberto reverenciou o Dia Nacional do Samba. Para aqueles que não sabem porque foi instituída esta data, o deputado informa que o saudoso Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, que nunca tinha ido à Bahia, compôs o samba "Na Baixa do Sapateiro", que em um dos seus versos diz: na Baixa do Sapateiro eu encontrei um dia, a morena mais frajola da Bahia...". Após o sucesso, um dia, Ary Barroso foi a Bahia no dia 2 de dezembro. Em razão disso o vereador baiano Luiz Monteiro da Costa propôs que todo dia 2 de dezembro fosse comemorado como Dia Nacional do Samba.
O deputado fez referências elogiosas a vários sambistas, dentre outros: Da. Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Elza Soares, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Monarco, Cartola, Candeias, João Nogueira.
Àqueles que vivem dizendo que o samba está morrendo, o deputado responde: "O samba, genuinamente brasileiro, jamais morrerá porque as suas letras retratam o dia a dia dos acontecimentos dos cidadãos do mundo. O samba promove o maior espetáculo da terra que é o Carnaval. O samba é cultura, história, geografia, educação, literatura, emoção, alegria, lazer, dentre tantos outros atributos que se lhes possa dar. O samba, os seus compositores e intérpretes merecem todas as nossas homenagens por tudo o que representa o nosso País. Parafraseando a canção, digo: "quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça, ou doente do pé". Viva o samba brasileiro". O samba referência para o deputado é "Aquarela do Brasil", que diz: "Brasil, meu Brasil brasileiro, meu mulato insoneiro, vou cantar-te nos meus versos. O Brasil samba que dá, bamboleio que faz gingar, o Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor... ".