Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

VIVA O SETE DE SETEMBRO! VIVA O BRASIL! VIVA O POVO BRASILEIRO!

Foi com os três vivas acima que terminou o pronunciamento à Nação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e TV, por ocasião das comemorações do primeiro Sete de Setembro de sua gestão.

Disse a Presidenta no início de sua fala que “O significado desta data não precisa ser explicado a nenhum de nós. Mas que necessita, a cada dia, ser renovado por todo o brasileiro e toda brasileira”.

Tem toda a razão a nossa Presidenta. Temos que nos lembrar todos os dias que a cada dia estamos ficando mais independentes.

Ainda outro dia, ao escrever um artigo intitulado “NEM TUDO ESTÁ PERDIDO”, publicado neste blog, ao tecer considerações sobre uma audiência pública ocorrida na Câmara Federal, em que um dos expositores fez críticas contundentes a tudo e a todos em nosso País, medindo a todos pela mesma rasa, como diria a minha velha mãe no português de Portugal, tive a oportunidade de explicitar que temos a mania de criticarmo-nos, comparando-nos com outros países, sem o menor espírito de patriotismo, com síndrome de “republiqueta”, que definitivamente não somos.

Aproveitei também o mencionado artigo para concitar os brasileiros e brasileiras que fossemos “200 milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração”, não só na Copa do Mundo, mas todos os dias de nossas vidas.

Felizmente vejo a primeira mandatária do País fazer, às vésperas das comemorações da data de nossa Independência, um pronunciamento sincero, patriótico, responsável, sem ufanismos, com um retrospecto positivo das ações que vem sendo empreendidas, sem esconder os sérios problemas que ainda temos em áreas cruciais como saúde, educação e segurança, que somente aqueles que fazem uma oposição cega e irresponsável, não reconhecem ou as reconhecem quando lhes interessam, procurando obstruir no Congresso Nacional os projetos de interesse nacional, que tanto prejudicam o nosso povo.

A par de reconhecer esses e outros problemas de ordem política, econômica e social, vem tomando decisões duras e importantes, quando assevera: “Um país que, com o malfeito não se acumplicia jamais. E que tem na defesa da moralidade, no combate à corrupção, uma ação permanente e inquebrantável”.

A nossa presidenta toca num ponto de transcendental importância, que muitas nações deixaram de atentar, e que por essas razões se esfacelaram, fazendo depor os seus chefes de Estado, um a um, quando diz: “Um país que vem surpreendendo o mundo com o seu progresso, mas que sabe que precisa avançar ainda mais. Sabe que precisa melhorar mais, não para mostrar ao mundo que temos valor, mas, para mostrar a nós mesmos que o maior valor que podemos alcançar é o de garantir a qualidade de vida dos 190 milhões de brasileiros”.

Qualidade de vida que será melhorada sensivelmente com os projetos que acabamos de aprovar na Câmara dos Deputados como o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que vai capacitar 8 milhões de brasileiros nos próximos quatro anos; como o Super Simples e o Crescer, que reduzem impostos, burocracia, ampliam o crédito e garantem aposentadoria e outros benefícios para milhões de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, que realizarão o sonho de milhões de brasileiros de ter o seu próprio negócio, dentre tantos outros que relaciona em sua fala, ou seja de ser INDEPENDENTES.

Carlos Alberto Lopes é deputado federal pelo PMN/RJ.