Total de visualizações de página

sábado, 4 de dezembro de 2010

ENTREVISTA À REVISTA TÁXI LIVRE

RTL - Qual a importância de a Operação Lei Seca receber o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito?
Carlos Alberto Lopes -
O Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, em sua 18a edição, concedido pela Volvo do Brasil Veículos, é concedido aqueles programas que contribuam para um trânsito mais seguro e humano. A importância está no fato de que o Prêmio Volvo tem o reconhecimento nacional e internacional; de aprovação ao nosso trabalho de 1 ano e meio de ações diárias, período durante o qual conseguimos evitar que 5.240 pessoas fossem vitimadas no trânsito, com ferimentos, mutilações e/ou mortes.

RTL - Esse não é o primeiro reconhecimento ao trabalho da Operação Lei Seca, não é?
CAL -
Não. Graças a essa política pública, de caráter permanente, com ações todos os dias, inédita na federação brasileira, a OLS já havia sido reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como exemplo para os países que a integram em Fórum Global de Traumatologia, realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2009 no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, com a participação de mais de 150 especialistas em trauma. Posteriormente, em pesquisa realizada pelo IBPS - Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, para a Revista VEJA Rio - edição de 4 de março de 2010, a população do Rio de Janeiro aprovou a Operação Lei Seca com o índice de 97%. O Ministério da Saúde, em 18 de junho de 2010, divulgou o resultado de uma pesquisa em nível nacional, que apontou o Estado do Rio em primeiro lugar na federação brasileira na redução do número de mortos, após um ano da edição da Lei Seca (Lei Federal nº 11.705/2208), em relação ao mesmo período anterior, com 32%, enquanto no Brasil esse índice de mortes atingiu a 6,2%.

RTL - Como é feito o julgamento do Prêmio Volvo?
CAL -
Os concorrentes apresentam os seus programas e/ou idéias e uma comissão julgadora, por categoria, por região do país, os examina e aponta os vencedores.

RTL - Quais são as categorias e as regiões?
CAL -
São 6 categorias: Cidade; Empresa; Geral; Imprensa; Motorista Profissional; Transportadora de Cargas e/ou Passageiros. São cinco regiões: norte; nordeste; sul; sudeste; e centro-oeste.

RTL - Em que Categoria a Operação Lei Seca foi premiada?
CAL -
Na Categoria Geral da Região Sudeste.

RTL - A que fatôres o senhor atribui o sucesso da OLS e, consequentemente, essa série de premiações?
CAL -
A vários fatores, dentre eles: 1) A decisão do governo instituir um projeto como uma política pública de caráter permanente; 2) A formação de uma equipe multi-organizacional; 3) A definição de 2 focos: o da fiscalização, com penas previstas no Código de Trânsito Brasileiro e o da educação, sensibilização e conscientização feitas pelos nossos cadeirantes; 4) A seriedade do projeto nas operações, nas quais não se admitem "carteiradas" de pessoas que se consideram acima da lei; nem "jeitinho" para se livrarem das penas e coisas do tipo, em estrito cumprimento do Art. 5º da Constituição Federal que diz que "todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza..." 5) O apoio da mídia que vem divulgando os números trágicos de acidentes de trânsito no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, numa conscientização coletiva da sociedade; 6) A adesão das instituições da sociedade civil organizada, como empresas, sindicatos, associações, federações, universidades, conselhos regionais profissionais, entre outros. 7) O entendimento da população de que a OLS não é contra a bebida e sim a favor da vida.

RTL - Qual o participação dos taxistas nessa premiação do Prêmio Volvo?
CAL
- Gostaria de agradecer aos taxistas o trabalho que tem realizado. Eles, como costumo chamar, são os nossos anjos da guarda das madrugadas. São eles que conduzem as pessoas que desejam beber e se conscientizaram que não devem dirigir. Também são vencedores do Prêmio Volvo.

RTL - A quem mais o senhor atribuiria o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito?
CAL -
A nosso governador que chancelou a OLS como uma política pública; ao nosso Secretário de Estado de Governo que a concebeu; a todos os 180 integrantes da OLS; aos nossos policiais militares; aos nossos agentes e demais servidores da Secretaria de Governo; aos nossos agentes do DETRAN; aos nossos extraordinários cadeirantes; ao DETRAN que patrocina esse programa de governo; aos guardas municipais que conosco atuam na fluidez do trânsito; enfim a todos que contribuem para que salvemos vidas.

RTL - Como o senhor se sente como coordenador-geral desse projeto vitorioso?
CAL -
Ao longo de 44 anos de serviços prestados ao meu país, nas 3 esferas da federação brasileira, esse é o projeto da minha vida profissional. Deus o colocou nas minhas mãos para retribuir aos meus semelhantes tudo aquilo que consegui realizar na vida pública.