Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AUTORIA DA OPERAÇÃO LEI SECA

Em razão de algumas pessoas me perguntarem quem é o verdadeiro autor da Operação Lei Seca, passo a esclarecer:

A Operação Lei Seca é de minha autoria. Foi concebida ao longo de 4 meses (de novembro de 2008 a fevereiro de 2009) e deflagrada em 19 de março de 2009.

Enquanto Subsecretário de Governo, fui o seu coordenador geral, durante 1 ano, período em que conseguimos evitar que 5.037 pessoas deixassem de ser vitimadas no trânsito, com ferimentos, mutilações e/ou mortes.

A Operação Lei Seca, chancelada pelo governo, constitui-se numa política pública de caráter permanente, com ações todos os dias da semana, que irão até o último dia da atual gestão governamental, com o único objetivo de preservar a vida humana.

A diferença entre a Operação Lei Seca e a Lei Seca (lei federal nº 11.705, de 19 de junho de 2008), é que, como sabemos, se as leis não forem seguidas de políticas públicas, tornam-se letras mortas. Como costumamos dizer: a lei não pega.

Isto é tão verdadeiro, que o índice de redução de acidentes fatais só passou a ter resultados significativos no estado do Rio, após a instalação da Operação Lei Seca, tendo o nosso estado ficado em primeiro lugar em redução de acidentes com vítimas fatais em todo o Brasil, com menos 32%. Em segundo lugar ficou o Espírito Santo com 18,6%.

Portanto, fica fácil perceber, tanto pelo momento, quanto pela diferença brutal em relação aos demais estados, que quem deu eficácia à Lei Seca foi a política pública Operação Lei Seca."