Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A OPERAÇÃO LEI SECA CONTRIBUINDO PARA A MUDANÇA COMPORTAMENTAL DOS CIDADÃOS

Quem disse que este país não tem jeito? Quem disse que este país é aquele em que alguns dizem: sabe com quem esta falando? Quem disse que este país é o país da corrupção, da carteirada?

A Operação Lei Seca, como uma política pública, de caráter permanente, com ações desenvolvidas todos os dias da semana, que irão até o último dia da atual gestão governamental, no Estado do Rio de Janeiro, com o único objetivo de preservar a vida humana, depois de um ano de ações efetivas, que conseguiu evitar que 4.535 pessoas fossem vitimadas no trânsito, com ferimentos, mutilações e/ou mortes, vem provar que tem jeito, sim. É questão de trabalhar com seriedade, de fiscalizar assiduamente, de educar, de sensibilizar, de conscientizar, de mostrar resultados.

Ao longo de um ano tivemos inúmeras ocorrências que comprovam a minha assertiva.

Logo no início de nossas operações, em março de 2009, tivemos um caso de uma senhora que vinha dirigindo o seu veículo, em Niterói, sem a documentação do veículo e sem a habilitação, que foi abordada por uma de nossas equipes. Um de nossos agentes perguntou se ela tinha realmente a documentação. Ao responder afirmativamente, o nosso agente solicitou que mandasse buscar. Após alguns minutos, o genro da tal senhora, veio com a documentação e dentre dela colocou R$ 50 reais e entregou ao nosso agente. O nosso agente perguntou ao genro do que se tratava. Resposta: é para você aliviar. Foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Em uma de nossas mega-operações na Av. Brasil, ao prendermos 4 bandidos que haviam acabado de roubar um veiculo que foi por nós abordado, o telefone celular de um deles toca e um de nossos agentes ao atender recebe a proposta de R$ 20 mil reais para fazer o “desenrolo”. Presos os 4 e levados para a delegacia de polícia.

Em outra Operação, no vão central da Ponte Rio-Niterói, um cidadão, completamente embriagado, também sem habilitação, manda buscar a documentação do carro. A chegar o mensageiro do mesmo, o condutor entrega a documentação com um cheque em branco dentro da mesma ao nosso agente. "Cidadão, o senhor esqueceu um cheque em branco na sua documentação", diz o nosso agente em voz alta para todos ouvirem. Foi preso e levado para a delegacia de polícia, em razão do alto grau de alcoolemia em que se encontrava.

Centenas de casos como esses de tentativa de suborno e de carteiradas, que não vale a pena nominar, foram rechaçados.

Muitos perguntam: como se conseguiu fazer isto, já que a praxe era a do jeitinho brasileiro?

A resposta é simples: o estrito cumprimento do Art. 5º da Constituição Federal que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...” .

Essa é a prova mais cabal de que quando a autoridade pública cumpre o seu dever, a população responde positivamente, como foi o caso da Operação Lei Seca que, sem nenhuma mácula, durante um ano, teve a aprovação de 97% dos cidadãos do Rio de Janeiro.